22 fevereiro 2010

Rugas aos 30 anos - fazer "Botox"?

Recebi o comentário de uma paciente (no post Toxina Funcionando...), e achei interessante publicar a resposta para todos:
Re disse: Quero voltar aí no consultório e ver se é possível eu colocar o botox... já ouvi dizer que com o passar dos anos o efeito do botox acaba não sendo mais eficaz... é verdade ? Fico com medo de colocar "cedo" e depois qdo eu precisar mesmo o botox não fazer mais efeito... fiz 30 anos agora...
Nas ruguinhas ao lado do olho adorei, mas o que mais me incomoda é a cara de preocupação, que minha ruguinha entre os olhos (de família - argh !) já está bem aparente... a marca sai com o tempo, já que o músculo vai ficar paralizado?
Minha resposta:
Em uma prima comecei a fazer o BotoxR aos 27 anos. Penso que existe a indicação clínica de uso (é um remédio!) e a forma certa de ser utilizado. A resistência é possível de acontecer, mas é muito rara.
O uso da toxina iniciou em torno de 1997 e para evitar esta temida resistência da Renata, os médicos devem respeitar o prazo seguro para nova injeção (a menos que haja necessidade absoluta). Seria como fazer uma vacinação com as injeções muito freqüentes, e aí fica a possibilidade de diminuição da eficácia - nunca vi acontecer. Além disso, na dermatologia estética usamos quantidades consideradas pequenas em comparação àquelas utilizadas pela neurologia (usam até 5 vezes ou mais).
A indústria farmacêutica pensou nisso e existe outro tipo de toxina para estes casos - que os dermatologistas não usam habitualmente, pois não é necessário.
Na prática, se a marca que já existe no momento da primeira aplicação for muito profunda e fixa mesmo no repouso, ela geralmente vai sumindo com o desuso da musculatura a cada nova aplicação do medicamento. Se a pessoa tem urgência em prazo curtíssimo e o sulco ainda ficou evidente mesmo com a musculatura sem contração, pode ser usado um preenchimento superficial para complementar o efeito.
Agora veja, se você acha cedo e quer evitar o início das aplicações, POLICIE o uso desta musculatura! Preste atenção e evite usar estes músculos. Afinal, para que fazer cara de preocupação o tempo todo?

Um beijão.


Um comentário:

  1. Oi Jack que bom ter vc como blogueira!!!
    Amei seu blog, suas dicas e já estou te seguindo.
    Quero saber de tuuuudo!
    Beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......