20 fevereiro 2010

Depilação a Laser.

Respondendo a um email masculino falarei de depilação a laser para vocês.
O equipamento que considero melhor e tenho mais experiência para o objetivo de depilação é o Lightsheer. Este aparelho usa o Laser de Diodo com o comprimento de onda de 800nm (física pura, e eu não achava que ia usar física após o 2o grau, ainda bem que gostava). Com este comprimento de onda, o laser consegue chegar a raiz do pêlo e fazer uma fototermólise seletiva - este é o grande "negócio" desta máquina. O laser de Diodo vai ser atraído pelo pigmento escuro das raízes e vai aquecer estas estruturas levando a atrofia. E só age nestes pontos, trazendo segurança e eficácia.
O que é importante perceber com isso?
1- Quanto mais clara a pele melhor é o resultado (se não houver nenhum fator* que atrapalhe - ver abaixo), pois podemos usar potência alta com tranqüilidade. Se houver pigmento por toda a extensão da pele (bronzeada ou morena), a luz poderá ser atraída pela camada de pigmentos e aí vem o risco de fazer fina casquinha e mancha temporária.
Atualmente usamos as máquinas onde podemos selecionar em qual nível da pele o laser vai atuar, e com isso a pele bronzeada ou morena fica "poupada" de sofrer dano.
Em geral peço que a pessoa não esteja bronzeada ou use clareador durante o tratamento. Isso pode diminuir o número de sessões e traz segurança às peles morenas.
2- Nem todos os fios estão na fase madura (com bastante cor na raiz = anágena) ao mesmo tempo. Por isso precisamos de um número de sessões variado, para que em cada mês possamos induzir atrofia nos fios com cor naquele período. Na maioria dos casos, o número de sessões fica em torno de 4 a 6 por área tratada.
Outras considerações:
Este equipamento tem a ponteira resfriada, evitando aquecimento demasiado da pele.
Os efeitos adversos, quando acontecem (é raro) são temporários, pois este laser (com potência usual) não destrói nenhuma estrutura indesejada definitivamente.
(*)Em algumas pessoas devemos investigar alterações hormonais ou uso de medicações que possam estar estimulando o crescimento dos pêlos e atrapalhando o tratamento.
Os casos de foliculites melhoram logo no inicio, mas o tratamento deve ser finalizado para evitar o retorno das lesões.
Com o tratamento, os pêlos são levados à atrofia atualmente dita prolongada. Eu fiz meu tratamento nas axilas em 1999 e 2 "complementos" neste período por causa de uns 3 pêlos (fininhos) de cada lado. Fiz também alguns fios finos e claros no buço em 2002 e só refiz esta área em 2009 - que tal?

Sou fã deste aparelho quando bem utilizado e o paciente bem orientado (não bronzear, não faltar, etc.). Acho que vale a pena.

Outras respostas ao email:
Nunca vi o uso dos aparelhos domiciliares e não acredito que devam dar excelentes resultados (e não são baratos).
Quanto ao uso da luz pulsada: a experiência que tenho é apenas a de receber alguns pacientes que já fizeram 8 a 10 sessões e não viram a melhora desejada.

Alguém já usou estas técnicas ou aparelhos diferentes? Envie sua experiência para sabermos.

Até breve!

Um comentário:

  1. Olha, achei super válido e útil o post. Se eu tivesse com "dinheirinhos" extra com certeza faria depilação a laser. Se tem coisa que incomoda é pêlo, ODEIO! Na real, acho que nenhuma mulher gosta né? Nem os homens atualmente...

    :* bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......