02 fevereiro 2010

Manchas na face.

Dermatology - FACE: melasma  - drug reaction
Imagem: DermAtlas - Johns Hopkins University

A face é o lugar de todo o nosso corpo onde não queremos que manche de jeito nenhum. Mesmo maquiando, muitas vezes ainda fica visível.
Estamos no verão, e as manchas podem piorar por ligeiras distrações ao sol. Além deste agravante, temos que lembrar que fica mais difícil o uso de substâncias clareadoras potentes (são potencialmente irritantes para a pele).
Outros fatores podem trazer ou piorar as manchas conhecidas como melasma, tais como alterações hormonais (gravidez, alterações endócrinas) ou o simples uso de hormônios para reposição ou evitar os bebezinhos tão lindos, e raros medicamentos. A predisposição genética é encontrada na maioria dos casos, e os homens ficaram com a melhor parte desta história: apenas 10% deles são acometidos pelo melasma.
O melasma pode se apresentar em locais diferentes pela face (e também já vi vários no colo e braços). Pode ser mais superficial e/ou profundo na pele, o que facilita ou dificulta o tratamento - e isso pode ser observado no consultório com uma Luz apropriada para o exame.
O tratamento deste quadro, deve ser combinado. Tratamentos combinados, resultados somados. Usar medicamentos clareadores em casa, fazer peelings no consultório (com cautela), usar muito protetor solar (mesmo em dias nublados), avaliação e controle hormonal quando necessário são medidas importantes para o sucesso terapêutico.
Mas atenção: pele manchadora, cuidado redobrado! Mesmo com os tratamentos!
OBS- Não falei do uso de Laser porque tem chance de piora e costumo contra-indicar.
Na minha opnião, tudo o que pode deixar a pele muito avermelhada deve ser evitado - eu faço assim e dá certo.

Beijo e cuidado com o sol!

Um comentário:

  1. Amei esse post sobre melasma!! Eu tenho por não ter tido informação sobre o problema antes dele acontecer e agora sofro pra esconder com a maquiagem =/
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......