04 março 2010

Acne e Isotretinoína Oral (Roacutan).

Resolvi passar minha experiência sobre o uso da isotretinoína oral, pois tenho casos de sucesso terapêutico onde os pacientes não se sentiam bem com tanta acne (com muitas lesões inflamatórias resistentes a tratamentos convencionais ou quadros graves que deixam cicatrizes inestéticas) e após o tratamento vemos que se alcança mais do que a cura da acne, pois também melhora a auto-estima do paciente.
É uma medicação que deve ter orientação/supervisão médica adequada e freqüente.
A isotreitoína age nas glândulas sebáceas e com afinidade para se ligar a gordura precisa de certos cuidados para ser utilizada. Além disso, o efeito colateral mais indesejado é o de má formação fetal que pode causar se for ingerido por uma mulher grávida.
Cuidados a serem tomados:
1- Evitar ingestão de alimentos gordurosos;
2- Uso em pacientes acima de 18 anos, ou em quem não quer mais crescer;
3- Nas mulheres em idade fértil, uso de método contraceptivo eficaz (ideal 2 métodos);
4- Fazer exames de sangue para controle antes do início e a cada 1 ou 2 meses de uso da medicação;
5- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
6- Exposição solar apenas com proteção adequada;
7- Usar hidratantes labiais;
8- Não tomar antibióticos do grupo da tetraciclina ou derivados.
Outras particularidades do fármaco justificam estes cuidados, que também pode trazer efeitos colaterais leves e contornáveis. São eles:
- Ressecamento dos lábios (em todos os casos);
- Elevação dos níveis de triglicerídeos/colesterol;
- Ressecamento das mucosas nasal e ocular (menos comum);
- Alterações das enzimas hepáticas.

Mesmo com isso o tratamento com isotretinoína oral é seguro, quando feito um bom controle (exame clínico e laboratorial) pelo médico responsável.
Os resultados são surpreendentes e os pacientes ficam muito felizes.
E nós médicos também.

81 comentários:

  1. Só pacientes acima de 18 anos que podem tomar? Minha prima tomou quando ela tinha uns 15/16 =X Lembro da pele dela descamando horrores, boca ressecada e as explosões de espinha pelo rosto..era beeem feio. Mas acho que valeu a pena, agora a pele tá óteeema =D

    ResponderExcluir
  2. Não. Quem tem menos de 18a também pode tomar a medicação, mas deve ser orientado pela dermatologista a respeito do seu crescimento, o qual poderá ser diminuído pelo remédio.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Dra. Jaqueline, quero informar a todas as seguidoras de seu blog, que o Roacutan é poderosíssimo....com acompanhamento de um médico sério, que conhece as contra indicações e lhe inspire segurança..
    Eu adorei!! Obrigada pela segurança, o resultado foi demais!!!
    Bjsss
    Aline Pereira

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Devemos evitar alguns remédios quando usamos a isotretinoína oral, mas nunca li nada (cientificamente publicado) que falasse sobre alisantes.
    A pele em geral fica com o processo de cicatrização mais lento,e com isso é só não realizar nada que envolva grandes cicatrizações durante o tratamento.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Oi Érica, acho que você deve procurar um dermatologista que freqüente um serviço universitário na sua cidade para confirmar este diagnóstico. Não fique preocupada com o que viu na internet não, pois as fotos publicadas são muito ilustrativas e por isso sempre com o quadro exuberante, o que pode não ser o existente na maioria dos casos.
    Bos sorte e fique tranquila.

    ResponderExcluir
  8. estou tomando roacutam a 6 meses e vi pouca diferença. Qual é o maior tempo que posso passar utilizando esse medicamento? sempre esqueço de perguntar a meu dermatologista =/

    ResponderExcluir
  9. Querida, esta medicação quando prescrita para acne, em geral, deve alcançar uma dose total mínima de acordo com o peso de cada paciente. O esquema pode ser com baixa dosagem diária aumentando o tempo de uso ou com maior dose diária diminuindo o tempo do tratamento. Converse com o seu médico. O ideal é chegar a sua dose total - específica para o seu peso corporal.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Meu namorado pesa 62kg gostaria de saber a quantidade que ele dive tomar por dia.
    Ele está com a auto-estima lá em baixo, já vez varios de tratamento prescritos por derm. mas os resultados não foram felizes.
    Acora vamos tentar com ROACUTAM.

    ResponderExcluir
  11. Muitas vezes esta é a medicação que melhora mesmo. A dose depende do peso, mas deve mesmo ser calculada com o ,édico responsável, pois ele também vai levar em conta outros fatores, ok?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olhar Dra Jacqueline tenho 14 anos , tenho acne grau 4 , muitas espinhas e cravos minha dermatologista me recomendou um tratamento com epiduo gel mas não ta adiantando nada , posso fazer o tratamento com roacutan com essa idade ?

    ResponderExcluir
  13. Você é bastante novo mesmo, mas você, seu responsável e seu médico devem avaliar o custo-benefício do tratamento (altura, formação de cicatrizes, etc).
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Olhar dra queria tirar outra dúvida sobre o roacutan . Minha mãe esta com medo não quer deixar eu tomar pois ouviu dizer que causa cegueira e ate morte ? verdade

    ResponderExcluir
  15. Nunca tive nenhum caso assim e não ouvi falar de caso brasileiro, mas mãe é mãe, e você é muito novo mesmo.... Existem vários tratamentos com ótimos resultados. Converse com sua dermato, oK?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Olá Drª Jaqueline:
    O tratamento deve ser parado abruptamente ou deve diminuir-se a dosagem do medicamento até acabar?

    ResponderExcluir
  18. Pode ser simplesmente interrompido. A medicação se mantém no corpo por pelo menos 1 mês.

    ResponderExcluir
  19. oii,me interessei por esse tratamento,mas,gostaria de saber o valor médio dele,pq se for caro demais ...

    ResponderExcluir
  20. Epiduo Gel + sabonete Actine mancha a pelee?

    ResponderExcluir
  21. Thais,
    o importante deste tratamento é procurar a dose por peso de cada paciente que leve atrofia das glândulas sebáceas. Para isso, vc pode tomar o remédio aos poucos (1 caixa/mês) ou em doses maiores (mais caixas/mês). Cada caixa da isotretinoina pode variar de 90,00 a 130,00 acredito que dependendo da marca/genérico e da região da compra.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Vários substâncias podem provocar manchas na pele, mas principalmente se estiverem na pele quando esta for ao sol ou se a pele estiver irritada/avermelhada. Os meus pacientes não manchas com combinações assim, mas são orientados a usar da forma correta. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Ola Dr. Jacqueline!
    Obrigada pelo espaço para esclarecimentos, eu estou tomando Isotretinoina Orotrex aqui em Portugal, mas como me mudei para cá e meu médico é brasileiro estou desorientada quanto ao uso do remédio. Esou a usar o medicamento ha 10 semanas, nao senti nenhum efeito colateral nem agravamento nas espinhas, mas ja não tenho espinhas somente alguns cravos. Tomo 1 dose nas refeiçoes de 10mg todos os dias. Sabes quanto tempo mais devo tomar o medicamento? já que não tenho mais espinhas é necessário continuar até as 14/16 semanas? e outra pergunta... como estamos no verão, eu posso ir a praia e me bronzear? eu fui 3 dias seguidos e não senti nada passei protetor somente no rosto. Mas quando se trata da pele a gente tem q se orientar. Se puder me ajudar, por favor! agradeço imensamenteeeee! ah.. meu peso é 49kls e 24 anos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. DOUTORA, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA, TENHO 28 ANOS E JÁ TIVE MUITA ACNE, HOJE, TENHO AINDA UM POUCO NO ROSTO E NOS BRAÇOS E NAS COSTAS MUITÍSSIMAS, MINHA DERMATOLIGISTA JÁ TENTOU VÁRIOS REMÉDIOS COMIGO,INCLUSIVE TOMO UM CONTRACEPTIVO PARA TRATAR A ACNE, MAS, TODOS FALHARAM OU, RESOLVERAM POR POUCO TEMPO, SEMPRE VOLTA TUDO, O PRÓXIMO PASSO SERIA O ROACUTAN.
    GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA, COMO EU NÃO TENHO TANTA ACNE ASSIM NO ROSTO, SE EU FIZER O TRATAMENTO COM O ROACUTAN, APÓS ALGUNS ANOS, AS ESPINHAS PODEM VOLTAR PIORES DO QUE EU TINHA ANTES? O ROACUTAN ENGORDA? AGRADEÇO A ATENÇÃO
    DANIELLE

    ResponderExcluir
  25. Viviane,
    você deve resolver o tempo de uso da medicação com o seu médico, pois depende do objetivo que vocês querem alcançar com o tratamento.
    Quanto ao sol, você deve se proteger corretamente em qualquer exposição e evitar as intensas.
    BJs.

    ResponderExcluir
  26. Danielle,
    o tratamento clássico da acne procura controlar a produção das glândulas sebáceas e por isso não deve parar, mas sim ser ajustado de acordo com cada pele e resposta às medicações adotadas. No uso da isotretinoína, eu peço para meus pacientes diminuírem a ingestão de gorduras, o que geralmente não aumenta o peso. O uso da isotretinoína até a dose total individual para cada paciente visa "atrofiar" as glândulas sebáceas, o que evita uma possível recidiva tão intensa quanto antes do tratamento (caso aconteça).

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Gostaria de saber se o tempo de duração do tratamento depende apenas do peso ou também do grau da doença e idade.
    Caso a dosagem seja baixa, os efeitos colaterais podem ser baixos ou imperceptíveis ?
    Tenho ainda uma outra dúvida: Normalmente as pessoas convivem com a doença até a mesma idade que seus pais conviveram ? (meu pai teve até ter minha idade, na família de minha mãe ninguém teve o problema).

    ResponderExcluir
  28. Pedro,
    o objetivo do tratamento vai ser determinado segundo todas estas variáveis e isso vai determinar a dose total/tempo de uso, ok? Eu percebo menores efeitos colaterais com doses mais baixas sim, mas o tempo de uso vai aumentar.
    Quanto a relação entre tempo de acne dos progenitores e do paciente, não foi documentado cientificamente. Também não a observo, apenas se alguém na família teve o quadro, ok?

    ResponderExcluir
  29. Boas noites Srº Doutora.
    Pedia que me ajudasse numa coisa.
    Eu já fiz tratamento com "isotretoina orotrex" a mais de 4 anos (na altura tinha 16 anos e hoje tenho 20) e tive muitos bons resultados, nestes 4 anos nasce-me de vez em quando uma ou outra espinha mas nada mais.
    Mas a 3 semanas atraz fui ao meu dermatologista para a consulta anualmente que custumo ir para fazer uma avaliação da minha pele e o meu dermatologista mandou-me parar com o Duac (deitava só a noite), Yseak para prevenir espinhas e pontos negros (deitava todos os dias de manhã) Deferin (deitava so uma vez por semana, e com o Exfoliante ( deitava uma vez por semana), e agora estou a deitar um CREME do genero Yseak (de manhã e a noite) para prevenir espinhas e deito também o protector solar, mas a uma semana atraz a minha pele piorou mt, estame a nascer mais borbulhas e não sei se será do creme que estou a deitar na pele ou se é do calor que esta fazendo.
    Pedia que me ajuda-se por favor.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. ola
    eu comecei o tratamento com roacutan tem 10 dias, e no meu trabalho eu fico muito exposto ao sol, to usando protetor solar anthelios AC fator 40, como eu tomo sol diariamente eu gostaria de saber se pode me prejudica durante o tratamento, tenho 26 anos, peso 77 kilo, to tomando 60mg por dia, parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  31. rodrigolunardi_14@yahoo.com.br15 de julho de 2010 às 17:57

    Estou tomando isotretinoína há 01 mês, uso sunmax 30, notei que minha pele está avermelhada, escamando.... não retornei ainda na dermo, seria normal}}}?????

    ResponderExcluir
  32. Olá Dra. Jaqueline, gostaria de saber se é possível fazer limpeza de pele, peeling durante o tratamento com o roacutan. estou usando o roacutan ha 3 meses, as espinhas sumiram mas tenho muitas manchas e marcas, quero me livrar delas também.

    ResponderExcluir
  33. Rodrigo, a pele pode ressecar bastante sim, mas os efeitos devem ser acompanhados pelo médico responsável, que estará constantemente avaliando a necessidade de manter ou modificar a dose do medicamento.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Paulo,
    alguns tratamentos devem ser evitados, pois a cicatrização pode ficar mais lenta com esta medicação. Você deve encontrar a sua dermatologista para conversar sobre o seu desejo de tratar as cicatrizes e avaliar a condição da sua pele.
    Abs.

    ResponderExcluir
  35. oi, tenho 20 anos mas ainda estou em crescimento, estou tomando isotretinoina 20mg a 2 meses já e meu tratamento vai ser de aproximadamente 5 ou 6 meses. gostaria de saber se meu crescimento será prejudicado devido a isto, ou se quando eu parar de tomar meu corpo recompensará este crescimento perdido durante o tratamento?
    a isotretinoina para completamente o crescimento?

    ResponderExcluir
  36. Olá, não temos como saber sobre a influência da medicação especificamente no seu crescimento e não conheço o seu caso. Acho melhor você conversar com o seu dermatologista, visto esta influência ser mais citada em pessoas com menos de 17 anos. Bjs.

    ResponderExcluir
  37. oi.
    TENHO 20ANOS quase 21, e já fiz o meu tratamento com orotrez aos 16 anos, e desde ai a minha pele esta limpa mesmo, só nascia de vez em quando uma ou outra espinha mas nada mais.
    Estava muito feliz com isso, ia todos os anos a uma consulta ao meu dermatologista para ver a minha pele, e dava sempre bons resultados.
    Mas hoje estou com minha pele a ficar má outravez, já fui a 5 semanas ao dermatologista pa consulta anual e nesse dia estava com a pele limpa, mas ele mandou parar com o duac e com alguns dos cremes que estava deitando para começar com outros e desde ai a minha pele esta cada vez pior, então fui lá na passada 2ºfeira e ele mandoume deitar os mesmos cremes mas alternados de forma diferente, ams não estou vendo melhorias, estou a entrar em panico, por favor só peço que me dê a sua opinião sobre o que podera ser isto.
    ( AS ESPINHAS DE AGORA SÃO DIFERENTES SÃO MUITO PEQUENAS MAS DEMORAM MUITO TEMPO PA CURAR).
    oBRIGADO POR TUA DOUTORA.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia dr queria que vc me tirasse umas duvidas.começei a dar espinhas aos 24 anos e to com 26 e nao param,estou em portugal mais so brasileira fui aqui numa dermatologista e ela me passou uns remedios que nao me resultou em nada,e tive a pesqueisar na net ate encontrar a isotretinoina mais estou com muito medo de tomar por causa dos efeitos segundarios.mais queria saber se eu tiver tomando a isotretinoina quanto tempo mais ou menos devo fazer este tratamento?e mesmo tomando o contraceptivo eu tenho possibilidades em engravidar? e como sabemos temos os perildo fertil e fora destas datas tambem se corre o risco de engravidar?queria muito que vc tirasse essas duvidas desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  39. Boa noite DR Jaqueline começei o tratamento com isotretinoina actavis 10 mg a 4 dias notei que ta saindo mais espinhas isso é normal? e meu rosto ta todo manchado eu estou em portugal e gostaria de saber se tem algum creme que eu posso ir usando pra clariar as manchas? desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  40. Sabrina, algumas pessoas podem ter uma piora nos primeiros dias de uso da medicação, o que pode ser contornado com outras substâncias de acordo com o quadro apresentado. Alguns clareadores também poderão ser uttilizados logo que possível - volte ao seu médico que ele te orientará.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  42. Ola, dra. estou tomando roacutan a 6 semanas, tive uma piora apartir da segunda semana, gostaria de saber quando começa a desaparecer.
    e como é com seus pacientes.

    obrigado

    ResponderExcluir
  43. Maicon, vejo que, nos meus pacientes quando ocorre esta "piora"inicial, umas 2 semanas depois o quadro volta a melhorar.
    Calma. Tratar da pele requer paciência.

    ResponderExcluir
  44. doutora meu filho tem preconceito de sua pele ele em 22anos ela é muito oleosa e tem muitas espinhas e cicratrzes isto tem cura?

    ResponderExcluir
  45. Tem que tratar... O quadro é também uma alteração do funcionamento da pele e como vocês estão vendo deixa cicatrizes e afeta a auto-estima. O quanto antes tratar, menos cicatrizes ele terá. O preconceito está na cabeça dele. Se ele melhorar, também vai melhorar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  46. Doutora,estou tomando Roacutam ha 4 meses,e minha pele ainda sai muitas espinhas,e quando ao lavar o rosto (estou usando o Dove) ela explodem e deixam manchas,o que devo fazer?
    Tomei 3 caixas de 30mg/dia e agora passei a 40mg/dia...me ajude?

    ResponderExcluir
  47. Precisa-se saber se tem alguma coisa mantendo este seu quadro e avaliar a necessidade de medicamentos outros para ajudar a melhorar... Retorne ao seu médico, este é um tratamento para ser acompanhado bem de perto.

    ResponderExcluir
  48. Doutora,muito obrigada pela atençao..
    Vou à minha Dermatologista todos os meses,mas ela me diz que assim que terminar o tratamento,retiramos as manchas com laser.
    Gstaria de saber se o proprio ROACUTAM,eliminara as manchas existentes.
    Eu faço uso de SUNMAX 60,lavo meu rosto com Dove e uso base não comedogenica,durante o dia...Há algum erro nisso tudo?

    ResponderExcluir
  49. Dr.

    Tenho 26 anos e peso 60kg, não tenho quase nenhuma espinha no rosto, o que mais me incomoda são as manchas que ficaram nas costas, no período que tive muitas na adolescência. Minha dermatologista me aconselho a tomar Roacutan, pois essas manchas sairiam todas. O meu receio ´´e que possa engorda....
    Grata
    Anne

    ResponderExcluir
  50. Doutora!! Fui ao dermatogista e ele mandou tomar cipancin (comprimidos) durante um mês e mandou aplicar (durante três meses) epiduo todas as noites na cara e nas costas (tenho bastantes espinhas e manchinhas)kétrel, o problema é que com o epiduo estou ganhando muitas borbulhinhas e nas costas, com o kétrel, estou ganhando umas manchas escuras por todo o lado...me ajuda pois já não sei se é normal e se devo continuar com o tratamento ou não...estou desesperada!!! Bjs

    ResponderExcluir
  51. Anne, a isotretinoína não faz engordar. Quando prescrevo, peço que os pacientes diminuam a ingetão de gorduras e geralmente acabam emagrecendo. Bjs.

    ResponderExcluir
  52. DOliveira, você precisa retornar ao médico, pois pode estar usando as medicações de alguma forma que não esteja no ideal. São medicamentos normalmente prescritos para acne, mas a maioria dos tópicos tem potencial irritante e com o exame médico saberá como melhorar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  53. ola tdu bem,vou começar o tratamento gostaria de saber se esse medicamento faz o paciente engordar.obrigada. joyce 27

    ResponderExcluir
  54. Dra.
    Estou usando o Roacutan há menos de 1 mês e minhas espinhas aumentaram como o normal. Só tem um problema: nunca fui de ter muitas espinhas internas, mas agora estou com muitas e minha médica disse algo que se eu tivesse espinha interna para voltar urgentemente! O que tem a ver?!
    Outra dúvida, se eu espremer uma espinha interna, vou ficar com 1 cicatriz muito forte?
    Obrigada desde já,
    Helena

    ResponderExcluir
  55. Já faz 8 dias que estou tomando Roacutan, mas como ta chegando o verão gostaria de saber se posso fazer bronzeamento artificial tomando ele?

    ResponderExcluir
  56. Fabi, a pele fica mais sensível as radiações (também presentes no bronzeamento artificial). Costumo orientar o uso de loções autobronzeadoras.

    ResponderExcluir
  57. Joyce, resposta acima já publicada, ok? Bjs.

    ResponderExcluir
  58. Helena, a medicação age nas glândulas formadoras de acne - retornar a dermatologista e não espremer sua pele!!!

    ResponderExcluir
  59. Dra.
    eeu tomoo Roacutan de 20mg faz 3 meses ee percebo q minha pelee táh muitoo branca, é nolmal isto ? tenho 15 anos e peso 55 kilos...


    bjoss ... =D

    ResponderExcluir
  60. Ola doutora,tenho espinhas e cravos nas costas e no rosto,e tbem algumas manchas no rosto que sairam não sei porque,stress ajuda nesse tipo de coisa?tenho 23 anos,o raocutan é indicado no meu caso ou é muito forte?

    ResponderExcluir
  61. Doutora ja que estaõ falando de roacutam,se eu tomar e der aumento de colesterol.
    QUando eu parar o tratamento meus niveis de colesterol e triglicerides voltam ao normal?

    ResponderExcluir
  62. Geralmente sim. O ajuste de dose necessário para este controle também pode ser feito durante o tratamento.

    ResponderExcluir
  63. Ao usar Roacotan é obrigatório o uso de anticoncpional ou outro método contraceptivo. Tenho risco 0 de engravidar, e meu dermatologista não receitou nenhum anticoncepcional. Tem algum problema?
    Outra dúvida: no início surgem realmente muitas espinhas? Durante 1 ano 4 meses fiz tratamento com ácidos e não adiantou muito. Minha pele está muita marcada.

    ResponderExcluir
  64. eU GOSTARIA DE SABER SE O ROACUTAN EMAGRECE?

    ResponderExcluir
  65. Doutora, você vê resultados em seus pacientes na melhoras de manchas com o uso de roacutan, mesmo que tal remédio não faça determinada garantia?

    ResponderExcluir
  66. boa tarde, fiz o tratamento com isotretinoina durante 8 meses e depois de um e meio ano que acabei o tratamento as acnes estão voltando , isso é normal? e o que posso fazer para que eu tenha uma pele saudavel de novo?

    ResponderExcluir
  67. Vamos lá:
    - O importante é ter certeza de não ocorrer gravidez.
    - No início pode ocorrer alguma piora... Isso depende do quadro de cada um.
    - A alimentação que os pacientes fazem para evitar o aumento de gorduras é que pode dar variação no peso, pois costuma ser uma dieta mais saudável.
    - Sim, costumo ver melhora das cicatrizes em geral.
    - Pode ocorrer recidiva em raros casos, principalmente se a dose total não foi alcançada. Converse com seu médico - alguns medicamentos dão o retratamento.

    Bjs e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  68. Olá Dra , meu nome é Raquel
    Eu estou fazendo o tratamento com o Roacutan , já estou iniciando o segundo mees ,
    meu tratamento é di 6 messes .
    Eu quero engravidar no final do ano !
    quero saber quantos messes após o terminio do tratamento esses remédio sai por inteiro du meu organismo ! para não causar nenhum defeito ao feto ?
    e quero saber si o Roacutan tira as Cicatrizes já existentes ?
    o aumento da GLICOSE E COLESTEROL
    POR CONTA DO REMÉDIO FAZ ENGORDA ?
    Agradeço dez de já !
    Obrigada '

    ResponderExcluir
  69. OLÁ DOUTORA MEU NOME É THAINA.SEU BLOG É MUITO INTERESSANTE PARABÉNS.EU TENHO ACNE DESDE QUE EU TINHA 13 ANOS.PARA MIM É MUITO DIFICIL POIS SEMPRE FUI MUITO VAIDOSA, E A ACNE ACABA ME DEIXANDO COM A AUTO ESTIMA BAIXA.JÁ FIZ VARIOS TRATAMENTOS PARA A PELE E JÁ GASTEI MUITO,E RESOLVEL UM POUCO POIS HOJE COM 16ANOS A MINHA PELE ESTA MELHOR PORÉM AINDA COM OS INDESEJADOS CRAVOS E ESPINHAS E COMO A MINHA PELE É MUITO CLARA EU FIKO COM O ROSTO BASTANTE VERMELHO E INCHADO.AOS 15 ANOS ENGRAVIDEI E NA MINHA GRAVIDEZ MINHA PELE PIOROU BASTANTE.MUITAS PESSOAS ME FALARAM SOBRE O REMEDIO ROACUTAM, E FALARAM Q ELE É MILAGROSO ESTOU PRESTES A FAZER O TRATAMENTO COM ELE.ALÉM DISSO MINHA PELE ESTA UM POUCO MANCHADA PORQUE NO INICIO TIVE MUITA.TAMBÉM QUERO FAZER PEELING E TRATAMENTO A LASER PARA TIRAR AS MINHAS MANCHAS..GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUMA CONTRA INDICAÇAO PARA USAR O LASER?
    ESTOU DETERMINADA A NAO TER MAIS ESPINHAS POIS DA MUITA VERGONHA TODO MUNDO FALANDO DO SEU ROSTO,,SE PUDER ME AJUDAR FIKO MUITO AGRADECIDA...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  70. Bom dia Dra,
    Gostaria de saber se durante o uso do Roacutan eu posso continuar fazendo limpeza de pele 1 vez por mês.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  71. Olá Dr: vou começar o tratamento com o Roacutan , eu queria saber se eu tenho que usar protetor solar específico enquanto eu tiver em tratamento ou pode ser qualque protetor solar? de costume eu uso da Natura ou Avon que eu sou consultora. Obrigada. Claudete

    ResponderExcluir
  72. Sou Lucas:
    Olá doutora estou tomando roacotan faz 2 semanas estou tomando 40 mg e meu peso é 72 kg percebi que ta havendo uma leve melhora, meu rosto está branco e minha boca tá descascando muito é normal nas primeiras semana e quanto tempo vai ocorrer esses efeitos?

    ResponderExcluir
  73. :} oi doutora , tenho 16 anos e tenho varias espinhas :( minha auto estima é pessima .. quero fazer o tratamento ; mais seila tenho medo . mais mesmo assim vou fazer ; eu necessito fazer . é melhor pra mim mesma . quando começa a fazer vou postar tá ? e vo falando como que ta sendo o tratamento !
    bejoo ' adorei seu blog /)

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  75. Vanessa,
    a limpeza de pele pode ser feita com profissional muito bem treinado e acostumado com pele em uso desta substância.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  76. Anônimos identifiquem-se!!!??? Por que não?
    Vamos conversar...

    ResponderExcluir
  77. Raquel:
    Para engravidar ficar pelo menos 2 meses sem uso da medicação!

    ResponderExcluir
  78. Boas.

    Eu também a partir dos meus 17 anos comecei a ter várias espinhas no rosto e nos ombros...mas era por fases, ás vezes tinha muitas mas outras vezes não tinha quase nenhuma. E deixei andar pois pensava que com a idade as espinhas iriam desaparecer até que este ano fui a um dermatologista e ele receitou-me o comprimido Cipancin pois eu já tinha tentado todos os cremes possíveis e imaginários mas muitos deles só pioravam a situação da minha pele.

    Tomei Cipancin durante 2 meses (1 comprimido por dia) e melhorei logo em 85 %. Fui novamente ao dermatologista passado os 2 meses e agora só preciso de tomar 1 comprimido de 2 em 2 dias até melhorar a 100 %.

    Ou seja, no meu caso o Cipancin foi como um milagre. Não tenho praticamente nenhuma espinha e não preciso de pôr nenhum creme pois funcionou muito bem no meu organismo.

    Aconselho a toda a gente a ir primeiro ao dermatologista antes de tomar ou comprar medicamentos ou cremes que não fazem nada.

    ResponderExcluir
  79. Tiago, obrigada pelo depoimento, muito oportuno, mostrando outras opções de tratamento com sucesso e com ótimo conselho. Participe sempre!

    ResponderExcluir
  80. Oi gostaria. De saber se durante o tratamento com isotretinuina faz mal espreme pois as vezes não consigo me segura faz mal,deicha marca?

    ResponderExcluir
  81. Lili, não é legal não. A cicatrização depende de cada pessoa, mas com esta medicação fica mais lenta, e se a lesão está inflamada, mesmo sem o remédio pode deixar cicatriz, o que depois é muito pior para tratar.
    Uma dica da minha juventude: Sente em cima da sua mão!!! E não mexa na pele! Bjo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......