13 março 2010

Axilas e virilhas escuras.

Tanto homens quanto mulheres se queixam de que algumas regiões do corpo ficam escuras. Esta alteração da pele é chamada de pseudoacantose nigricans.
Nas dobras cutâneas (pescoço, axilas e virilhas) a pele se torna escurecida, e com a evolução do processo pode ficar espessada (aspecto aveludado).
Tal dermatose pode estar associada a diabetes, mas muito relacionada a obesidade, resistência à insulina, uso de algumas medicações e inclusive anticoncepcionais orais.
Minha experiência é de que vejo também em pessoas magras, pela genética de cor da pele e o atrito das regiões estimulando a formação de melanina.
O que fazer?
Procure sua dermatologista, pois existem remédios que vão ajudar a clarear as regiões envolvidas, e se necessário diminuir a espessura da pele. Tudo com bastante cuidado, pois nestas regiões
a pele absorve mais os medicamentos e podem ocorrer irritações quando mal utilizados. Além disso, em alguns casos a dermatologista pode solicitar uma investigação laboratorial e realizar uma boa anamnese para pesquisar o motivo do quadro.

Bjs e bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......