24 janeiro 2010

Unhas Frágeis.















É claro que a maioria das mulheres em algum momento viu suas unhas quebrando ou desfolhando. Isso pode acontecer por causas diversas, desde agressões locais até alterações do organismo que devem ser investigadas por um médico.

Vejamos as mais comuns:
1- Desidratação da lâmina ungueal por uso freqüente de:
  • Acetona,
  • Sabões/detergentes,
  • Esmaltes.

2- Traumatismos nos cuidados com a unha:

  • Forçar muito o descolamento das cutículas (traumatiza a matriz),
  • Retirar as cutículas pressionando a unha,
  • Lixar a superfície das unhas,
  • "Vasculhar" os cantinhos procurando "pele" para ser retirada.

3- Molhar muito as unhas (leva a mudanças nas camadas de queratina)

4- Alterações sistêmicas:

  • Alterações da tireóide,
  • Baixa de ferro,
  • Baixa de colesterol (local ou sistêmica) (ajudam na coesão e elasticidade da unha),
  • Outras.

Portanto:

  • não usar acetona (e sim os removedores sem acetona - alguns já tem substâncias hidratantes),
  • evitar traumatismos locais,
  • evitar molhar demais,
  • usar luvas quando for manipular material de limpeza,
  • hidratar quando possível,
  • e ingerir alimentos ricos em aminoácidos, cálcio e ferro são medidas de valor para ter unhas saudáveis e lindas!

Bjs.

6 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    As minhas estão todas quebradiças também =/
    Vou procurar o motivo aqui, mais acho que é por conta das luvas que utilizo todos os dias para atender os pacientes, aquele talquinho da luva detona minhas unhas! rss...
    Já tentei creme e não resolveu, agora vou tentar uma cera nutritiva da granado, espero que resolva! =]

    Beijos e obrigada pelas dicas!!
    thais.lemoss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bingo! Minhas unhas estão extamente como vc descreveu...E eu me encaixo perfeitamente naquele perfil da "neurótica" que tira todas as pelinhas até o talo! E como tenho ficado muito tempo sentada estudando, estou com uma mania horrível de ficar com um alicatezinho do lado...aí já viu...
    Já tinha até dado uma melhorada na minha alimentação e nada estava adiantando.
    Vou seguir suas dicas.
    Valeu mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. muito boa a dica, as minhas unhas também são bem fracas, vive descamando. já passei de tudo e nada.
    obrigada pela visitinha.
    vou vim aqui sempre que estiver novidades,.
    to te seguindo linda
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Jack, retribundo sua visita lá no meu blog, quero dizer que adorei seu cantinho, achei os post interessantes e inteligentes. parabéns. Ah, vou ser seguidora pois quero ganhar esse colar lindo.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meninas!
    Usem o email do blog:
    sobrepeleemuitomais.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, minhas unhas são muito frageis e vivem quebrando!
    Beijo querida!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......