27 novembro 2009

"Sardas Brancas" nas pernas.


Sabem aquelas manchinhas brancas que surgem nas pernas e/ou braços com o tempo? Popularmente chamadas de sarda branca e por dermatologistas chamadas de Leucodermia Gutata Solar, estas lesões fazem a pele parecer manchada e inestética. Em algumas pessoas também acometem outras áreas como antebraços e colo.
O que acontece?
As células formadoras de melanina (melanócitos) ficam incapacitadas de formar cor por trauma de repetidas exposições ao sol.
O que pode ser feito?
Podemos realizar a crioterapia com nitrogênio líquido ou dermoabrasão das lesões como tratamento. O resultado costuma ser ótimo, e a exposição solar (por alguns minutos) pode ser realizada nos primeiros dias para estimular a formação de cor. Sempre deve ser realizada uma fotoproteção eficiente, na tentativa de evitar mais dano à pele.

Bjs e até a próxima.

4 comentários:

  1. Existe outra causa que não seja o sol? Pois tenho essas manchas e nunca tive excesso de exposição ao sol.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Nubia,
    a exposição solar diária sem uso de protetores pode causar mais dano à pele do que a exposição intensa eventual. Para as mulheres que usam muita saia/bermuda sem proteção solar, este dano vai se acumulando desde a infância e mais tarde forma lesões como estas.
    Use filtro solar! Para facilitar, podemos usar hidratantes com filtro solar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nossa apareceu três em mim de uma hora pra outra, acho q elas jpa existiam mas como tomei muito sol em fevereiro desse ano elas aumentaram, mas fiquei mais tranquila ao saber que tem tratamento.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. nossa muito obrigada estou com essas mesmas pintinhas e já estava preucupada sem saber o que era e tirei minhas duvidas e fiquei mais aliviada de saber q tem cura valeu

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......