26 setembro 2009

Os "sinais dos sinais" da pele.

Com bastante freqüência vem alguém perguntando sobre os seus sinais. Estas manchas ou "bolinhas" amarronzadas ou enegrecidas devem ser examinadas cuidadosamente e até documentadas se necessário. Como é a história pessoal e familiar? A pessoa se expõe muito ao sol? E tempos atrás? Com ou sem proteção correta?
Enfim, esclarecimentos devem ser realizados e muito importante é conhecer os sinais indicativos de que alguma transformação de nevo (sinal da pele) em melanoma (o mais grave câncer da pele) pode estar acontecendo.
Tanto o médico como o paciente devem procurar as principais indicações de transformação de um nevo em melanoma. Todo mundo (e você também!!!) pode realizar o auto-exame a cada 3 meses utilizando para avaliação:
A- Assimetria (se uma metade do sinal está diferente da outra)
B- Bordas Irregulares (avaliar se a bordas estão mal definidas)
C- Cores variadas (preto, cinza, branco, azulado, castanho - várias cores em uma única lesão)
D- Diâmetro (maior que 6 milímetros)

E- Evolução (um sinal que parece diferente dos outros ou vem se modificando em tamanho, forma ou cor)
Vejam imagens do ABCDE no link: http://www.aad.org/public/exams/abcde.html
Com estes exames ocorre aumento do número de detecção do melanoma. Pela sua gravidade, este tipo de lesão costuma evoluir rápido e o dermatologista deve ser consultado o quanto antes, pois a cura pode ser alcançada se o diagnóstico e o tratamento forem realizados precocemente.
Falaremos mais tarde de outros tipos de lesões. Por enquanto, temos que lembrar de fazer o auto-exame da pele a cada 3 meses e da melhor forma possível!!!
Bjs.

2 comentários:

  1. Acho que seria legal colocar umas fotos, uma vez que fica mais fácil entender a diferença entre as manchas. ;D
    Cris

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......