14 setembro 2009

Alergias na minha pele.


Algumas pessoas já devem ter visto minha pele cheia de "bolinhas". São lesões que incomodam e deixam a pele inestética. Na verdade, estas lesões apareciam quando eu usava alguma maquiagem, cosmecêutico, curativo ou algum remédio para tratar de acne (leve que tenho) e prevenir o envelhecimento (acreditam?). Por isso acabei me adaptando aos peelings com frequência, e acredito que sempre me ajudaram muito.
Há 3 semanas tive novo quadro na face, chama-se eczema ou dermatite de contato. E agora cansei. Fui a uma amiga alergista fazer o que já devia ter feito há anos, o chamado teste de contato. Este é um exame em que se aplica em torno de 40 substâncias na pele (nas costas na maioria dos casos), todas muito usadas no Brasil como matéria prima dos produtos que entramos em contato na nossa rotina com o objetivo de investigar qual delas é capaz de induzir a dermatite de contato no paciente. Conclusão, tive que ficar sem lavar aquele pedaço das costas de terça a sexta feira. No segundo dia já estava enlouquecendo de vontade de coçar, e na sexta feira o exame já tinha positivado para 4 substâncias (com a presença de pápulas muito pruriginosas).
Foi bom, agora já sei o que posso e o que não posso usar. O fato é que vou ter que checar todos os rótulos antes de comprar ou usar qualquer coisa, e assim evitar os quadros de dermatite.
Como pode? Tive que fazer o teste para provar a mim mesma o que não queria que fosse verdade!

Um comentário:

  1. Jacque, que maravilha este seu blog. Menina! tive alergia durante 1 ano, tomando corticoide, nenhum médico descobriu, somente um iridólogo foi que me curou. Acredite.
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......