22 maio 2010

Peles oleosas - parte III - Tratamentos

Um mundo de opções terapêuticas existem atualmente para tratar das peles oleosas.
O cuidado de uma pele envolve desde a limpeza correta aos tratamentos mais elaborados.
Como já exposto anteriormente, os produtos de limpeza vão de géis sem sabão até sabonetes bastante detergentes e outros até abrasivos.
Quando tratamos de uma pele oleosa, temos que avaliar o quanto oleosa ela é, em que momentos do dia (ou do mês para as mulheres) ela fica mais oleosa, e o que plano de tratamento daquele paciente envolve (medicamentos tópicos/orais/peelings/laser/...).
Tudo isso irá determinar o grau de detergência do produto de limpeza a ser adotado.
O filtro solar também será escolhido pensando nos fatores acima, pois podemos usar algum que ajude a controlar a oleosidade, ou até que hidrate (sempre oil free, nada cremoso!).
Quanto as medicações tópicas, podemos usar apenas substâncias como o ácido retinóico a noite, adapaleno, peróxido de benzoila, fórmulas contendo substâncias secativas (ác. salicílico, enxofre, outras). Já no quadro cheio de acne inflamatória precisamos da associação de antibióticos e/ou substâncias com ação antiinflamatória).
Lembrando: acne é um quadro que evolui, entre outros fatores, do aumento de produção da glândula sebácea.
Os quadros de oleosidade extrema, podem precisar do uso de medicamentos orais, seja apenas pela oleosidade e lesões de acne leve resistentes a tratamentos anteriores, ou por quadros com acne avançada com muitas inflamações. Neste caso, temos que pensar nos antibióticos orais e na isotretinoína.
Vale lembrar que algumas mulheres podem apresentar pele oleosa e/ou acne por possuirem alterações hormonais naquele momento (ovários policísticos por exemplo) - indico uma boa consulta com o ginecologista!
Outro fato importante, é o de que muitos jovens desencadeiam aumento da oleosidade e acne por uso de produtos para o desenvolvimento de massa muscular - isso mesmo!!! Aqueles BCAAs e outros, que possuem substâncias que podem alterar o funcionamento das glândulas sebáceas. Acne medicamentosa existe (e até por Vitamina B12)!!!
O importante é: controlar a oleosidade sem ressecar a pele.
Tem pessoas que só querem usar remédio a noite, outros querem ficar livre para tomar sol, outros preferem tratamentos no consultório e não passar nada em casa, outros preferem fazer medicação oral.
Tem que conversar para analisar cada grau de oleosidade e como cada pele pode ser controlada.
Se cuide e seja feliz!

Um comentário:

  1. Pois é, seja como for, sempre é bom consultar um médico especialista. Não tem jeito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......