Quando falo em proteção solar diária muitas pacientes me questionam sobre a importância do "solzinho" para auxiliar na calcificação óssea - até mesmo porque alguns médicos recomendam a exposição solar com esta finalidade. Ok, mas o que vem sendo falado nos trabalhos científicos? O que devemos considerar?
É sabido que a vitamina D tem importante papel na calcificação óssea, e que precisamos da radiação UVB para sua formação no organismo humano. Também sabemos que a Vitamina D pode ser adqurida pela dieta ou suplementação.
Alguns supostos benefícios já citados na literatura, como diminuição da incidência ou da mortalidade por tumores internos (mama, próstata e cólon) ainda carecem de comprovação científica.
Em relação à dermatologia, já temos inúmeros estudos que comprovam a participação da radiação solar na formação dos cânceres da pele.
Com tanta contrariedade, a Academia Americana de Dermatologia, baseada em dados científicos, recomenda exposição cuidadosa ao sol com frequente utilização de todos os métodos de fotoproteção, tais como protetor solar, chapéu e etc, além da suplementação alimentar ou vitamínica do cálcio e vitamina D na prevenção de doenças relacionadas (Não faça sozinha! Fale com o seu médico!).
Importante levar em conta que:
- Apenas 5 minutos de exposição solar (considerando um dia de verão em Nova York) é suficiente para a produção de vitamina D - imaginem no nosso verão!!!
- Segundo vários estudos, a produção de vitamina D não fica alterada pelo uso regular de protetor solar.
- Como podemos adquirir a vitamina D pela dieta ou suplemento, e portanto sem sol, vamos ingerir bastante peixe (principalmente salmão e bacalhau) e leite (basta 2 copos de leite fortificado por dia para prevenir a deficiência de vitamina D).
Conhecendo estes dados ficamos mais tranqüilas para usar o protetor regular e corretamente não acha?
Bjs e até o próximo post:
Verão chegando.... O que é hora de tratar?