29 novembro 2009

Presentinhos de Natal.


Como estou vendo a interessada participação de vocês, e por isso adorando esta história de blog, vou providenciar alguns presentinhos de Natal. Realizarei um sorteio onde os interessados podem desde já se "inscrever" através de um comentário a este post (deixe o nome e email - não será publicado).
O sorteio será em torno do Natal e colocarei o resultado no ar logo que possível.
Serei o mais transparente possível. Quem me conhece sabe que gosto de agradar a todos, sendo sempre correta.
Querem saber dos presentinhos? Produtos relacionados à pele, como hidratante, filtro solar...... vamos ver.

27 novembro 2009

"Sardas Brancas" nas pernas.


Sabem aquelas manchinhas brancas que surgem nas pernas e/ou braços com o tempo? Popularmente chamadas de sarda branca e por dermatologistas chamadas de Leucodermia Gutata Solar, estas lesões fazem a pele parecer manchada e inestética. Em algumas pessoas também acometem outras áreas como antebraços e colo.
O que acontece?
As células formadoras de melanina (melanócitos) ficam incapacitadas de formar cor por trauma de repetidas exposições ao sol.
O que pode ser feito?
Podemos realizar a crioterapia com nitrogênio líquido ou dermoabrasão das lesões como tratamento. O resultado costuma ser ótimo, e a exposição solar (por alguns minutos) pode ser realizada nos primeiros dias para estimular a formação de cor. Sempre deve ser realizada uma fotoproteção eficiente, na tentativa de evitar mais dano à pele.

Bjs e até a próxima.

19 novembro 2009

Estrias.

Sabemos que muitas pessoas se sentem acanhadas na hora de expor a região com estrias durante o verão. Então, o melhor a fazer é tratá-las.
Certa vez, preparando uma aula para uma Jornada de Laser, li em um artigo científico Alemão (em Inglês, claro), que a capacidade de reparação da estria depende de quanto dano houve na estrutura das fibras daquela área envolvida - dano a nível de DNA. Mas é para continuar animada!
O tratamento de estrias vai bastante longe. Hoje podemos tratá-las com remédios para uso domiciliar, peelings e/ou cirurgias dermatológicas, lasers variados, medicamentos injetáveis e por aí seguindo sempre com muita dedicação e persistência. Precisamos fazer as fibras danificadas se reorganizarem, precisamos que elas fiquem firmes novamente. Isso pode levar meses.
Além de ter isto em mente, em muitos casos não são só as estrias que mostram mais as estrias, ou melhor, elas ficam mais evidentes por também existir sobrepeso ou hipertrofia muscular, ou ainda, flacidez da área por exemplo.
A pessoa tem que ser examinada com atenção, e fazer um tratamento combinando técnicas diferentes é o mais interessante, pois podemos conseguir somatório de resultados.
Durante o verão, podemos usar algumas substâncias que já começarão a estimular a melhora das fibras envolvidas, mas nada muito forte para não sensibilizar com o Sol.
Costumo orientar o tratamento mais intenso para o final do verão, pois muitos medicamentos deixam a pele sensível a luz solar e os procedimentos precisam de pele quase nada bronzeada para serem realizados. Neste momento, vamos otimizar o estímulo de melhora já iniciado anteriormente. Fica mais seguro e eficaz.
Enquanto isso..... boa praia com proteção solar consciente!
Bjs.

18 novembro 2009

Obrigada Nadia e Jane!
Vou procurar novidades para vocês, e um resuminho de estrias...
Bjs.

12 novembro 2009

Cílios e sombrancelhas maravilhosas!!!! Quem não quer?

Gente, quem imagina? Já foi lançado o cosmecêutico para fazer os cílios crescerem!!!!! A idéia é de aplicar na base dos cílios como se fosse um delineador... e esperar o efeito se tornar visível. Claro que teremos que ter paciência e esperar a química ser absorvida pela pele, chegar às estruturas microscópicas das raízes dos pêlos, estimular reações químicas variadas que irão desenvolver os folículos até os fios crescerem e...(ufa!) aí sim, cílios e olhares maravilhosos. Só falta chegar nas lojas, hehehe.
Lembrando que as sombrancelhas também dão todo um charme ao olhar.... podemos também nesta região usar remedinhos que as desenvolvam para então fazermos um "design de sombrancelhas" bem charmoso. Estas substâncias já estão em uso por algumas pessoas mais curiosas.
E você também quer?

02 novembro 2009

Calcificação óssea, vitamina D, exposição solar - o que considerar.

Quando falo em proteção solar diária muitas pacientes me questionam sobre a importância do "solzinho" para auxiliar na calcificação óssea - até mesmo porque alguns médicos recomendam a exposição solar com esta finalidade. Ok, mas o que vem sendo falado nos trabalhos científicos? O que devemos considerar?

É sabido que a vitamina D tem importante papel na calcificação óssea, e que precisamos da radiação UVB para sua formação no organismo humano. Também sabemos que a Vitamina D pode ser adqurida pela dieta ou suplementação.

Alguns supostos benefícios já citados na literatura, como diminuição da incidência ou da mortalidade por tumores internos (mama, próstata e cólon) ainda carecem de comprovação científica.

Em relação à dermatologia, já temos inúmeros estudos que comprovam a participação da radiação solar na formação dos cânceres da pele.

Com tanta contrariedade, a Academia Americana de Dermatologia, baseada em dados científicos, recomenda exposição cuidadosa ao sol com frequente utilização de todos os métodos de fotoproteção, tais como protetor solar, chapéu e etc, além da suplementação alimentar ou vitamínica do cálcio e vitamina D na prevenção de doenças relacionadas (Não faça sozinha! Fale com o seu médico!).

Importante levar em conta que:

- Apenas 5 minutos de exposição solar (considerando um dia de verão em Nova York) é suficiente para a produção de vitamina D - imaginem no nosso verão!!!

- Segundo vários estudos, a produção de vitamina D não fica alterada pelo uso regular de protetor solar.

- Como podemos adquirir a vitamina D pela dieta ou suplemento, e portanto sem sol, vamos ingerir bastante peixe (principalmente salmão e bacalhau) e leite (basta 2 copos de leite fortificado por dia para prevenir a deficiência de vitamina D).

Conhecendo estes dados ficamos mais tranqüilas para usar o protetor regular e corretamente não acha?

Bjs e até o próximo post:

Verão chegando.... O que é hora de tratar?

Calcificação óssea, vitamina D, exposição solar.

Ainda hoje novo post : Calcificação óssea, vitamina D, exposição solar e pele - o que considerar.
Em especial para Angela Cristina!
Bom feriado!