01 outubro 2009

Celulite

Vamos falar de celulite!!!

Chamada de lipodistrofia ginóide, a celulite (inicialmente relacionada a situação inestética na França em 1920) pode ser vista em adultos de qualquer sexo e até em algumas crianças, mas infelizmente acomete mais as mulheres.
Este "estado" da pele surge por fatores desencadeantes e/ou agravantes variados, e é importante conhecê-los para nos envolvermos de fato com os tratamentos propostos.
Os principais fatores envolvidos:
- Hormonais:
-- Aumento do estrogênio, seja na gestacão, por uso de anticoncepcionais ou por outras causas, levando a uma alteração da microcirculação formando edema (inchaço) e piora do fluxo sanguíneo;
-- Insulina, aumento da prolactina, hipotireoidismo são outros exemplos encontrados.
-Sedentarismo:
-- Leva a flacidez dos músculos e dos tendões proporcionando dificuldade do retorno venoso, edema, e ainda ativa a formação de gordura.
- Dieta:
-- Excesso de gordura e açúcares trazem aumento da insulina sanguínea e formação de gordura;
-- O sal aumenta a retenção de líquidos;
-- Pouca proteína (ex. carnes) faz a estrutura do tecido conjuntivo ficar "enfraquecida";
-- O álcool estimula a formação de gordura.
- Genética:
-- As células de gordura possuem estruturas (receptores para hormônios, número das células) geneticamente determinadas.
- Fator emocional:
-- Depressão, estresse e ansiedade ajudam na liberação de substâncias formadoras de gordura em altas concentrações.
- Obesidade e Sobrepeso:
-- Ocorrem alterações metabólicas importantes que piorao tecido já envolvido, além da compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, aumento do tamanho das células de gordura, etc.
- Alterações da Circulação:
-- Como já citado acima.
- Gravidez:
-- Pelas alterações de hormônios e circulatórias.
- Outros:
-- Tabagismo (circulação deficiente)
-- Medicamentos
-- Compressões externas (roupas apertadas inclusive)
O quadro pode ser classificado segundo a fase evolutiva (de I a IV) e consistência da pele. Pode mesmo ocorrer dor a palpação.
Com tudo isso sendo pensado para cada pessoa, temos que ter em mente que
cada um tem seu papel no tratamento, devendo a pessoa trazer a sua rotina (história) para a consulta e o médico fará as observações e orientações para alcançar o objetivo de melhora. Deve-se tentar realizar as necessárias correções (dieta, fumo, atividade física, alterações circulatórias e hormonais que possam estar envolvidas, etc), além de lembrar que muito do que está acontecendo é relacionado ao funcionamento do organismo, por isso perseguir este estado de ótimo funcionamento é importante para o sucesso da terapêutica.
Atualmente, pode ser utilizado desde medicamentos tópicos, injetáveis e/ou laser a tratamentos cirúrgicos nos casos mais avançados.
Em algumas alterações dermatológicas quando somamos tratamentos somamos resultados. Na celulite é assim. Como temos vários fatores desencadeantes ou agravantes, então temos que atuar também de várias formas, neutralizando os acontecimentos desnecessários, e melhorando o funcionamento dos fatores envolvidos, obtendo o resultado desejado.

Estar afim de ficar bem, envolvendo-se e comprometida com o objetivo final. Assim conseguimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sorrindo! Faz bem para a pele e para a vida......