24 novembro 2011

Campanha Contra o Câncer da Pele



A Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele de 2011 é neste sábado dia 26/11.


Acima vemos o cartaz da Sociedade Brasileira de Dermatologia chamando toda a população para ser examinada em vários postos de atendimento por todo o Brasil.


Aproveitem para ser examinados por experientes dermatologistas gratuitamente!
E leve sua família!


Veja os locais no link:
http://www.sbd.org.br/img/postosdeatendimento2011.pdf

Bjo.

12 novembro 2011

Isotretinoína - dúvidas novas...

Lucas, Fabiana, Killijoy, Erasmo, Ana Patrícia, Claudete e mais interessados...
  1. As lesões císticas podem ter uma piora inicial, e o dermatologista pode trata-las, se for preciso, com outras medicações. 
  2. Esta substância melhora muito a qualidade da pele, mas não é para retirar manchas...
  3. Os efeitos bons ou adversos podem acontecer em maior e menor grau  e em épocas distintas  dependendo de cada organismo. A "conta" deste saldo tem que fazer o esforço valer a pena, trazendo apenas melhora para o seu corpo. O tempo dos efeitos adversos é variável. Caso algum efeito desagradável  (não já conversado pelo seu médico) ocorra consulte um dermatologista imediatamente.
  4. Para pele oleosa tem que ser usado protetor solar específico, sem óleo e de preferência em gel aquoso.
  5. Genéricos: a isotretinoína tem que ser bem absorvida e chegar ao seu local alvo no organismo para o funcionamento adequado. Infelizmente, eu não acredito que todas as medicações vindas de fabricantes diferentes consigam o mesmo resultado. Vou abordar este tema em um post.
  6. O tratamento precisa funcionar, mas se estivermos, por outro lado estimulando as glândulas (com alterações hormonais p. ex.), teremos dificuldade em alcançar a resposta desejada.