28 fevereiro 2010

A ganhadora do colar é...


A ganhadora do colar L`Eclipse é a seguidora Jamile (Jamile Fernandes) - PARABÉNS!!!!
Usei um site muito bom para esta proposta e recomendo (www.random.org) - o mesmo usado no sorteio do Natal.
O número sorteado foi o 139, que na minha listagem é relativo a inscrição da Jamile.
Aguardo o recebimento dos seus dados para o envio do seu presente Sobre Pele e Muito Mais.
Obrigada a todos que participaram do sorteio e aos que elogiaram o blog - foram muitos emails e não consegui responder a todos.
Aguardem um post sobre envelhecimento cutâneo, entre outros já na imaginação (também estou procurando uma lista oficial dos procedimentos estéticos liberados pela anvisa).

Um beijo a todos e parabéns Jamile!

Sorteio de hoje.

Olá!
Não pude estar por aqui nos últimos dias, mas hoje as 20:00 hs estarei fazendo o o sorteio do colar OK?
Estou curiosíssima..... quem será a sorteada?
Muita sorte a todas e até logo!

22 fevereiro 2010

Rugas aos 30 anos - fazer "Botox"?

Recebi o comentário de uma paciente (no post Toxina Funcionando...), e achei interessante publicar a resposta para todos:
Re disse: Quero voltar aí no consultório e ver se é possível eu colocar o botox... já ouvi dizer que com o passar dos anos o efeito do botox acaba não sendo mais eficaz... é verdade ? Fico com medo de colocar "cedo" e depois qdo eu precisar mesmo o botox não fazer mais efeito... fiz 30 anos agora...
Nas ruguinhas ao lado do olho adorei, mas o que mais me incomoda é a cara de preocupação, que minha ruguinha entre os olhos (de família - argh !) já está bem aparente... a marca sai com o tempo, já que o músculo vai ficar paralizado?
Minha resposta:
Em uma prima comecei a fazer o BotoxR aos 27 anos. Penso que existe a indicação clínica de uso (é um remédio!) e a forma certa de ser utilizado. A resistência é possível de acontecer, mas é muito rara.
O uso da toxina iniciou em torno de 1997 e para evitar esta temida resistência da Renata, os médicos devem respeitar o prazo seguro para nova injeção (a menos que haja necessidade absoluta). Seria como fazer uma vacinação com as injeções muito freqüentes, e aí fica a possibilidade de diminuição da eficácia - nunca vi acontecer. Além disso, na dermatologia estética usamos quantidades consideradas pequenas em comparação àquelas utilizadas pela neurologia (usam até 5 vezes ou mais).
A indústria farmacêutica pensou nisso e existe outro tipo de toxina para estes casos - que os dermatologistas não usam habitualmente, pois não é necessário.
Na prática, se a marca que já existe no momento da primeira aplicação for muito profunda e fixa mesmo no repouso, ela geralmente vai sumindo com o desuso da musculatura a cada nova aplicação do medicamento. Se a pessoa tem urgência em prazo curtíssimo e o sulco ainda ficou evidente mesmo com a musculatura sem contração, pode ser usado um preenchimento superficial para complementar o efeito.
Agora veja, se você acha cedo e quer evitar o início das aplicações, POLICIE o uso desta musculatura! Preste atenção e evite usar estes músculos. Afinal, para que fazer cara de preocupação o tempo todo?

Um beijão.


21 fevereiro 2010

Meus contatos.

Pessoal,
estava organizando os emails, mas acho que perdi alguns poucos contatos. Caso você não tenha recebido o email em 21/02/10 falando disso, por favor dê um retorno para mantermos nosso contato.
Caso não queira mais receber os emails por favor comunique também, ok?
sobrepeleemuitomais@gmail.com
Ótimo domingo!

20 fevereiro 2010

Depilação a Laser.

Respondendo a um email masculino falarei de depilação a laser para vocês.
O equipamento que considero melhor e tenho mais experiência para o objetivo de depilação é o Lightsheer. Este aparelho usa o Laser de Diodo com o comprimento de onda de 800nm (física pura, e eu não achava que ia usar física após o 2o grau, ainda bem que gostava). Com este comprimento de onda, o laser consegue chegar a raiz do pêlo e fazer uma fototermólise seletiva - este é o grande "negócio" desta máquina. O laser de Diodo vai ser atraído pelo pigmento escuro das raízes e vai aquecer estas estruturas levando a atrofia. E só age nestes pontos, trazendo segurança e eficácia.
O que é importante perceber com isso?
1- Quanto mais clara a pele melhor é o resultado (se não houver nenhum fator* que atrapalhe - ver abaixo), pois podemos usar potência alta com tranqüilidade. Se houver pigmento por toda a extensão da pele (bronzeada ou morena), a luz poderá ser atraída pela camada de pigmentos e aí vem o risco de fazer fina casquinha e mancha temporária.
Atualmente usamos as máquinas onde podemos selecionar em qual nível da pele o laser vai atuar, e com isso a pele bronzeada ou morena fica "poupada" de sofrer dano.
Em geral peço que a pessoa não esteja bronzeada ou use clareador durante o tratamento. Isso pode diminuir o número de sessões e traz segurança às peles morenas.
2- Nem todos os fios estão na fase madura (com bastante cor na raiz = anágena) ao mesmo tempo. Por isso precisamos de um número de sessões variado, para que em cada mês possamos induzir atrofia nos fios com cor naquele período. Na maioria dos casos, o número de sessões fica em torno de 4 a 6 por área tratada.
Outras considerações:
Este equipamento tem a ponteira resfriada, evitando aquecimento demasiado da pele.
Os efeitos adversos, quando acontecem (é raro) são temporários, pois este laser (com potência usual) não destrói nenhuma estrutura indesejada definitivamente.
(*)Em algumas pessoas devemos investigar alterações hormonais ou uso de medicações que possam estar estimulando o crescimento dos pêlos e atrapalhando o tratamento.
Os casos de foliculites melhoram logo no inicio, mas o tratamento deve ser finalizado para evitar o retorno das lesões.
Com o tratamento, os pêlos são levados à atrofia atualmente dita prolongada. Eu fiz meu tratamento nas axilas em 1999 e 2 "complementos" neste período por causa de uns 3 pêlos (fininhos) de cada lado. Fiz também alguns fios finos e claros no buço em 2002 e só refiz esta área em 2009 - que tal?

Sou fã deste aparelho quando bem utilizado e o paciente bem orientado (não bronzear, não faltar, etc.). Acho que vale a pena.

Outras respostas ao email:
Nunca vi o uso dos aparelhos domiciliares e não acredito que devam dar excelentes resultados (e não são baratos).
Quanto ao uso da luz pulsada: a experiência que tenho é apenas a de receber alguns pacientes que já fizeram 8 a 10 sessões e não viram a melhora desejada.

Alguém já usou estas técnicas ou aparelhos diferentes? Envie sua experiência para sabermos.

Até breve!

15 fevereiro 2010

Um drible na TPM.

É fato, vez em quando tenho TPM.
Há 2 dias eu já não estava aguentando mais a minha própria irritabilidade, quando surgiu a oportunidade de ir ao Maracanã.
Pelo telefone pensei rápido:
-Não ligo para assistir os jogos nem pela televisão, mas...
Início de carnaval... Minha aventura não vai acontecer.... Vou! Compra pra mim?! Quem sabe não é disso que estou precisando?
E fui: gritei, gritei, gritei, torci muito, piiiiiiii também e saí vencedora do jogo! Uau!
O Vascão ganhou nos pênaltis e foi superlegal.
Conclusão - nova dica para quando estiver na TPM:
Arrume um lugar oficial para gritar bastante. Desta vez fui ao Maracanã e foi muito bom.
Acho que um esporte bem radical (com supervisão experiente) também serviria.

Ótimo carnaval!

09 fevereiro 2010

Saúde da área "VIP".

Gente, agora temos que falar sério.
Só um exemplo recente. Na semana passada atendi um paciente que aos 22 anos teve verruga genital (HPV). Um rapaz bonito, educado e de nível sócio-econômico alto.
Por mais incrível que pareça, o fato já não raro é que algumas doenças sexualmente transmissíveis estão sendo diagnosticadas cada vez com maior frequência. Eu mesma já atendi pacientes com HPV (relacionado ao câncer de colo de útero), herpes genital, gonorréia, AIDS e até sífilis. Destes pacientes, o único que tinha menos esclarecimentos era o da sífilis. Todos os outros eram pessoas bem esclarecidas e com boa qualidade de vida - ou seja, as DSTs podem chegar a qualquer pessoa que não se protege.
O uso do preservativo é obrigatório. E não é pensando em evitar um filhote não, mas sim evitando estas infecções que podem trazer grande transtorno à vida.

Vamos viver bem nos protegendo sempre!

  • Obs: Leiam o comentário da Denise e levem estas informações a todos... Bjs.

06 fevereiro 2010

Chapéus - por que não?

Imagens: Ralph Lauren via SGP Italia em www.flipgloss.com

Ontem quando fui almoçar vi 3 mulheres usando chapéus e outra usando boné (sem contar os homens que usam bonés sempre). Sabe que adorei ver aquilo? Feliz por ver as pessoas se cuidando.
Que tal tentarmos usar estes acessórios nos nossos dias de sol? Vai me dizer que você não acha charmoso e consegue passar direto sem experimentar um lindo chapéu?
Os chapéus protegem a pele e os olhos, evitando a catarata e o envelhecimento cutâneo.
As radiações ultravioleta degeneram o nosso colágeno, levando à flacidez, rugas, além de manchar e deixar a pele sem viço e com a superfície espessa, diminui a imunidade local favorecendo infecções (herpes p.ex.) e o câncer da pele.
Acho melhor se enfeitar e se proteger usando um boné, uma viseira, chapéu de abas (melhora ainda) - o que preferir!
Olha este link, tem alguns maravilhosos...
E esse mostra o envelhecimento (resumidamente):
Dever de casa :))
- examine a pele de alguma idosa na famíla e observe a diferença entre a pele da face e do colo comparando com a do abdômen e coxas.
Você vai se surpreender!

Queridas Bloggers, vamos fazer esta moda acontecer!!!

Bom final de semana!

03 fevereiro 2010

Selo Veja Blog!!!

Que grande supresa ao abrir o email hoje!
O Sobre Pele e Muito Mais recebeu o selo VejaBlog destinado aos melhores blogs do país e fiquei muitíssimo feliz - que MÁXIMO!!!
Muito obrigada à equipe Veja Blog e a todas vocês que participam sempre, me impulsionando neste objetivo de trazer esclarecimentos para sua saúde e beleza.

Um abração!
Jacqueline.

Segue uma parte do email para que vocês estejam comigo neste momento:

"Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor seleção de Blogs/Sites do País!!!- Só Sites e Blogs Premiados -Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
O seu link encontra-se no item: Blog ...
Os links encontram-se rigorosamenteem ordem alfabética – ...
Um forte abraço,
Dário Dutra."

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

02 fevereiro 2010

Manchas na face.

Dermatology - FACE: melasma  - drug reaction
Imagem: DermAtlas - Johns Hopkins University

A face é o lugar de todo o nosso corpo onde não queremos que manche de jeito nenhum. Mesmo maquiando, muitas vezes ainda fica visível.
Estamos no verão, e as manchas podem piorar por ligeiras distrações ao sol. Além deste agravante, temos que lembrar que fica mais difícil o uso de substâncias clareadoras potentes (são potencialmente irritantes para a pele).
Outros fatores podem trazer ou piorar as manchas conhecidas como melasma, tais como alterações hormonais (gravidez, alterações endócrinas) ou o simples uso de hormônios para reposição ou evitar os bebezinhos tão lindos, e raros medicamentos. A predisposição genética é encontrada na maioria dos casos, e os homens ficaram com a melhor parte desta história: apenas 10% deles são acometidos pelo melasma.
O melasma pode se apresentar em locais diferentes pela face (e também já vi vários no colo e braços). Pode ser mais superficial e/ou profundo na pele, o que facilita ou dificulta o tratamento - e isso pode ser observado no consultório com uma Luz apropriada para o exame.
O tratamento deste quadro, deve ser combinado. Tratamentos combinados, resultados somados. Usar medicamentos clareadores em casa, fazer peelings no consultório (com cautela), usar muito protetor solar (mesmo em dias nublados), avaliação e controle hormonal quando necessário são medidas importantes para o sucesso terapêutico.
Mas atenção: pele manchadora, cuidado redobrado! Mesmo com os tratamentos!
OBS- Não falei do uso de Laser porque tem chance de piora e costumo contra-indicar.
Na minha opnião, tudo o que pode deixar a pele muito avermelhada deve ser evitado - eu faço assim e dá certo.

Beijo e cuidado com o sol!