30 setembro 2009

Radiação Ultravioleta e Índice UV.

Hoje, ou melhor, ontem na rua lembrei da possibilidade de se conhecer o índice ultravioleta (UV) do dia, e acrescentei dois links para pesquisa lá no cantinho dos sites recomendados.
"O índice UV é uma medida da intensidade da radiação ultravioleta do sol incidente sobre a superfície da terra, sendo ainda um importante indicador dos efeitos da radiação sobre a pele humana." Fonte: http://www.indiceuv.ufrj.br/
Podemos tomar conhecimento do seu valor para que em qualquer dia de exposição à radiação UV (ou pelo menos nos dias de maior exposição), possamos melhorar nossa proteção com o uso de filtro solar, roupas, chapéu e também proteger os olhos com óculos de sol de qualidade.

Aproveite e previna-se dos grandes danos que o Sol pode trazer à pele - ou quer ter manchas, flacidez, rugas, câncer de pele?

Até breve.

Primeiro mês.

Pessoal, encerramos o primeiro mês do blog!!!
Estou muito feliz com as visitas e participações! Espero ter acrescentado algumas informações que ajudem a saúde da sua pele e seu bem estar.
Muito obrigada!
Para iniciar o próximo período, estou preparando o conteúdo sobre o tema vencedor da enquete: celulite.
Lembro sempre desta conhecida frase quando a vejo sendo dita de alguma forma por algumas pessoas que me procuram:
"Looking good, feeling good."

Um abração!

26 setembro 2009

Os "sinais dos sinais" da pele.

Com bastante freqüência vem alguém perguntando sobre os seus sinais. Estas manchas ou "bolinhas" amarronzadas ou enegrecidas devem ser examinadas cuidadosamente e até documentadas se necessário. Como é a história pessoal e familiar? A pessoa se expõe muito ao sol? E tempos atrás? Com ou sem proteção correta?
Enfim, esclarecimentos devem ser realizados e muito importante é conhecer os sinais indicativos de que alguma transformação de nevo (sinal da pele) em melanoma (o mais grave câncer da pele) pode estar acontecendo.
Tanto o médico como o paciente devem procurar as principais indicações de transformação de um nevo em melanoma. Todo mundo (e você também!!!) pode realizar o auto-exame a cada 3 meses utilizando para avaliação:
A- Assimetria (se uma metade do sinal está diferente da outra)
B- Bordas Irregulares (avaliar se a bordas estão mal definidas)
C- Cores variadas (preto, cinza, branco, azulado, castanho - várias cores em uma única lesão)
D- Diâmetro (maior que 6 milímetros)

E- Evolução (um sinal que parece diferente dos outros ou vem se modificando em tamanho, forma ou cor)
Vejam imagens do ABCDE no link: http://www.aad.org/public/exams/abcde.html
Com estes exames ocorre aumento do número de detecção do melanoma. Pela sua gravidade, este tipo de lesão costuma evoluir rápido e o dermatologista deve ser consultado o quanto antes, pois a cura pode ser alcançada se o diagnóstico e o tratamento forem realizados precocemente.
Falaremos mais tarde de outros tipos de lesões. Por enquanto, temos que lembrar de fazer o auto-exame da pele a cada 3 meses e da melhor forma possível!!!
Bjs.

19 setembro 2009

Olheiras

Quem já não se olhou no espelho e percebeu olheiras que pareciam em destaque na face? Estes "dark circles" podem surgir em qualquer pessoa, não é? Imaginem nós adultos que trabalhamos, eventualmente não dormimos bem e temos a herança genética muitas vezes se manifestando?
Acredito que entendendo as alterações que estão envolvidas ocasionadas por diferentes estímulos entendemos melhor o que pode ser feito para tratá-las.
Podemos observar que as olheiras de variadas pessoas possuem diferentes tonalidades e extensões. Já se sabe que estas manifestações são reflexos de uma ou mais alterações, tais como alteração da microcirculação sanguínea (deixando a cor da pele mais rosada/violácea), alteração da circulação linfática (inchando a região), acúmulo de gordura na região (são as chamadas "bolsas de gordura") e/ou ainda acúmulo de pigmentação na pele (neste caso a coloração se mostra mais amarronzada).
Com este conhecimento, cada caso é analisado individualmente, recebendo a indicação para o tratamento adequado. Atualmente, podem ser utilizados desde medicamentos tópicos até a realização de peelings, laserterapia ou mesmo cirurgia plástica se necessário.
Vale lembrar que uma boa noite de sono faz qualquer um se sentir e parecer melhor ..... Bons sonhos!


15 setembro 2009

Olimpíadas 2016 - RIO!!!!


Pessoal, temos que apoiar a candidatura do Rio nos Jogos Olímpicos de 2016! Sem dúvida será um evento ótimo para a cidade e para o nosso país. Trabalho, economia, dias de paz e solidariedade aos nossos atletas. A eleição será realizada no dia 02 de outubro.
Recebi estes links onde podemos votar a favor do Rio. É fácil e rápido. Basta acessar e votar.
Games Bids: http://www.gamesbids.com/eng/app/poll (no box do lado esquerdo)
Inside the Games: http://www.insidethegames.biz (abaixo, no box do lado direito)
Reuters:
http://blogs.reuters.com/japan/2009/09/03/the-2016-gold
More than Games: http://www.morethanthegames.co.uk/(abaixo, no box do
lado direito)

Vamos lá Brasil!!!!

14 setembro 2009

Alergias na minha pele.


Algumas pessoas já devem ter visto minha pele cheia de "bolinhas". São lesões que incomodam e deixam a pele inestética. Na verdade, estas lesões apareciam quando eu usava alguma maquiagem, cosmecêutico, curativo ou algum remédio para tratar de acne (leve que tenho) e prevenir o envelhecimento (acreditam?). Por isso acabei me adaptando aos peelings com frequência, e acredito que sempre me ajudaram muito.
Há 3 semanas tive novo quadro na face, chama-se eczema ou dermatite de contato. E agora cansei. Fui a uma amiga alergista fazer o que já devia ter feito há anos, o chamado teste de contato. Este é um exame em que se aplica em torno de 40 substâncias na pele (nas costas na maioria dos casos), todas muito usadas no Brasil como matéria prima dos produtos que entramos em contato na nossa rotina com o objetivo de investigar qual delas é capaz de induzir a dermatite de contato no paciente. Conclusão, tive que ficar sem lavar aquele pedaço das costas de terça a sexta feira. No segundo dia já estava enlouquecendo de vontade de coçar, e na sexta feira o exame já tinha positivado para 4 substâncias (com a presença de pápulas muito pruriginosas).
Foi bom, agora já sei o que posso e o que não posso usar. O fato é que vou ter que checar todos os rótulos antes de comprar ou usar qualquer coisa, e assim evitar os quadros de dermatite.
Como pode? Tive que fazer o teste para provar a mim mesma o que não queria que fosse verdade!

05 setembro 2009

Toxina Botulínica e Preenchimentos Faciais


Ontem ouvi pelo rádio (no meio do engarrafamento do feriado que não vou viajar!) que o céu do Rio de Janeiro é o mais azul do mundo. Fantástico não é? Mas, concorda que para curtimos este céu lindo, nada melhor do que olhar para o alto sem precisar franzir a testa e mostrar os pés de galinha? Evitar estas rugas é o trabalho da toxina botulínica (conhecida por Botox R, Prossigne R e Dysport R), que age relaxando a musculatura tratada, mesmo quando solicitamos o seu movimento. Os pacientes adoram, e pode ser alcançado um resultado bem natural conforme o desejo e a musculatura de cada um.

Já para amenizar as rugas que seguem do nariz até a boca (e em alguns casos até o queixo), pode ser realizado o preenchimento dos sulcos. A substância utilizada pode variar bastante (desde muito sintéticas até as muito compatíveis com a pele) , dependendo da necessidade de cada pessoa e do tempo de duração que se deseja. Atualmente, o ácido hialurônico (Restylane R, Juvéderm R, entre outros no mercado) mostra ser a substância injetável mais segura e com ótima durabilidade. Esta técnica também pode beneficiar os lábios e seu contorno. Podemos realizar o preenchimento dos lábios, onde deve ser procurado um resultado natural, sem exageros - e quer saber? Ficam lindos!!!

Com isso, muitos beijos e ótimo feriado!

02 setembro 2009

"Meus cabelos estão caindo"


Você já deve ter ouvido alguém falando: "...meus cabelos estão caindo muito..." ou "...assim vou ficar careca...". A queda de cabelos em quantidade acima do normal, cientificamente chamada de alopécia, pode estar relacionada a alterações do próprio couro cabeludo (dermatite seborreica é uma causa muito frequente) ou ainda, a alterações sistêmicas como anemias, alterações da tireóide, alterações hormonais, entre outras. Com isso, os pacientes devem ser examinados em busca de causas locais e/ou sistêmicas - de acordo com a história de cada um, muitas vezes sendo necessária a realização de exames laboratoriais. Devo ressaltar que vale a pena tratar o quanto antes, pois até mesmo a alopécia androgenética (que pode acometer homens e mulheres deixando-os com pequena quantidade de fios no couro cabeludo) tem boa resposta aos tratamentos realizados de forma correta.
Se for o seu caso, procure a sua dermatologista e BOA SORTE!